Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 24 de março de 2014

APS Apresenta projeto de literacia financeira


Uma coleção de livros e jogos para aprender brincando



A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) desenvolveu um projeto de literacia financeira, que tem por base a divulgação da importância do seguro e dos seus conceitos básicos, às gerações mais novas, em forma de brincadeira pedagógica.

O projeto engloba duas vertentes: por um lado uma coleção de livros, da autoria de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães e destinada a um público entre os 8 e os 10 anos e, por outro, uma coleção de jogos, desenvolvida em parceria com o C.I.T.I - Centro de Investigação para Tecnologias Interativas, da Universidade Nova.

Já foi editado o 1ºvolume da coleção de livros, "O risco espreita, mais vale jogar pelo seguro", assim como uma pequena publicação dedicada aos professores, que potenciará a exploração pedagógica do livro, através de fichas e sugestões para leitura orientada em sala de aula e bibliotecas. A divulgação será efetuada através da RBE - Rede de Bibliotecas Escolares.

Já a coleção de jogos é destinada a um público entre os 5 e os 13 anos e tem por objetivo perceber os conceitos de seguro de forma divertida. Os jogos foram desenvolvidos para as diferentes plataformas: web e mobile - smartphones e tablets, sejam iOS (iphone e ipad) como Andriod, permitindo assim a sua disseminação gratuita e massiva. A sua difusão será ainda alargada ás redes sociais (facebook e twitter).

Todo o projeto está disponível para download AQUI.

O objetivo da APS é o de sensibilizar as crianças para a importância do Seguro, como forma de antecipar, minorar ou compensar as situações de risco a que os seres humanos sempre se encontram sujeitos, proporcionando às escolas e às famílias um instrumento adequado á compreensão do valor social do seguro e da sua importância para os indivíduos e para os grupos.


Texto retirado da revista Tranquilidade VIVA nº36 - 4ºtrimestre/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário